segunda-feira, 20 de junho de 2016

Oficina de crônicas: Luis Fernando Verissimo.

Por: Aline Holdefer, Caroline Teixeira, Jéssica Klee Rodoy e Nadiane Lotici. 

Ao longo dos meses de maio e junho de 2016, no período matutino, as pibidianas prepararam e iniciaram as atividades com o primeiro e o segundo ano do Colégio Estadual de Flor Da Serra.

A temática dessas aulas referia-se ao trabalho com o gênero crônica, baseado na proposta dos materiais sobre as Olimpíadas de Língua Portuguesa, de modo que se observou e refletiu sobre algumas crônicas do escritor Luis Fernando Verissimo. Inicialmente os alunos foram questionados a respeito do gênero crônica, com o intuito de observar o nível de compreensão que possuíam a partir desse gênero.

Alguns temas foram elencados para a produção, dentre eles: Analfabetismo funcional, Violência, Conceito de família, O futuro em relação à tecnologia, Individualismo e Pluralidade cultural. Entretanto, em conversa com os alunos outros temas foram introduzidos para que fossem eleitos pelos mesmos para a confecção do trabalho.

A partir da primeira versão as pibidianas realizaram os apontamentos necessários em cada texto, como forma de orientar o processo de refacção das crônicas produzidas. Para finalizar as atividades, realizou-se uma atividade dinâmica intitulada ''Soletrando", na qual foram escolhidas palavras relacionadas aos temas propostos. Por fim, cabe destacar a participação dos estudantes, uma vez que todos participaram e se empenharam na realização desse trabalho.
Mural para apresentação e divulgação do trabalho com as Olimpíadas de Língua Portuguesa.



Encerramento com o 1º ano.





2º ano durante a produção da crônica.


 Turma do 2º ano.


Uma das crônicas produzidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário